- Início
- Bulas de A a Z
- Letra C
- Cetoconazol Dipropionato de Betametasona
Bula do Cetoconazol Dipropionato de Betametasona
Principio ativo: Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona
Para que serve o Cetoconazol + dipropionato de betametasona e para que é indicado?
Cetoconazol + dipropionato de betametasona é um medicamento de uso tópico que possui poderosa atividade antiinflamatória e antimicótica sobre a pele afetada, utilizado no tratamento de dermatoses inflamatórias secundariamente afetadas ou potencialmente afetadas por fungos e leveduras.
Como o Cetoconazol + dipropionato de betametasona funciona?
Cetoconazol + dipropionato de betametasona é um medicamento de uso tópico que possui poderosa atividade antiinflamatória e antimicótica. Cada grama de cetoconazol + dipropionato de betametasona creme ou pomada contém 0,64 mg de dipropionato de betametasona, equivalente a 0,5 mg de betametasona, um corticosteróide sintético fluorado para uso dermatológico. Quimicamente, o dipropionato de betametasona é 9-fluor-11-beta, 17,21-trihidroxi-16, beta-metilpregna-1,4 -dieno-3,20-diona 17,21-dipropionato.
O dipropionato de betametasona, potente corticosteróide tópico é eficaz no tratamento de dermatoses sensíveis aos corticóides, principalmente devido a sua ação antinflamatória, antipruriginosa e vasoconstritora.
A betametasona está presente na fórmula na concentração de 0,05%, sua absorção sistêmica quando administrada topicamente, é em torno de 12 a 14% da dose e sua meia-vida de eliminação é de 5,6 horas.
O cetoconazol, presente na formulação na concentração de 2%, é uma substância antimicótica sintética de amplo espectro que inibe o crescimento de dermatófitos e leveduras mais comuns (ex. ), pela alteração da permeabilidade da membrana celular dos mesmos.
O cetoconazol é pouco absorvido quando administrado topicamente, contudo sistemicamente, apresenta determinadas propriedades farmacológicas tais como: o cetoconazol é degradado pelas enzimas microssomais hepáticas em metabólitos inativos, que são excretados primariamente na bile ou nas fezes; sua meia-vida de eliminação é bifásica com uma meia-vida de 2 horas durante as primeiras 10 horas e com uma meia-vida de 8 horas depois disso e liga-se 99% às proteínas plasmáticas.
Quando o Cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser usado?
O uso deste medicamento é contraindicado em caso de hipersensibilidade conhecida ao cetoconazol, ao dipropionato de betametasona e/ou demais componentes das formulações. Cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser utilizado por períodos maiores que duas semanas.
Em crianças menores de 12 anos, devem ser utilizadas pequenas quantidades de cetoconazol + dipropionato de betametasona. Não utilizar mais que 45 g por semana. Cetoconazol + dipropionato de betametasona não está indicado para uso oftálmico.
Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.
O que preciso saber antes de usar o Cetoconazol + dipropionato de betametasona?
Gravidez e lactação
A segurança do uso deste medicamento em gestantes ainda não foi estabelecida, portanto, a utilização de cetoconazol + dipropionato de betametasona não é recomendada.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.Informe ao seu médico se está amamentando.
Cuidados de administração
Cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser utilizado por períodos prolongados ou em grande quantidade.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Somente o médico poderá avaliar a eficácia da terapia. A interrupção do tratamento pode ocasionar a não obtenção dos resultados esperados.
Reações adversas
Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como, ardência, prurido, irritação, ressecamento, dermatite de contato, estrias, que possam ser atribuídas ao tratamento.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Cetoconazol + dipropionato de betametasona?
Cuidados de armazenamento
Conservar em temperatura ambiente (entre 15° C e 30°C). Proteger da luz e umidade.
Prazo de validade
Desde que observados os devidos cuidados de conservação, os prazos de validade de cetoconazol + dipropionato de betametasona creme e pomada são de 24 meses, contados a partir da data de fabricação impressas em suas embalagens externas.
NÃO USE MEDICAMENTOS COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO
Como devo usar o Cetoconazol + dipropionato de betametasona?
Posologia
Uma fina camada deve ser aplicada sobre a área afetada, uma vez ao dia. Em alguns casos pode ser necessária a aplicação duas vezes ao dia.
Cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser utilizado por períodos maiores que duas semanas.
Em crianças menores de 12 anos, devem ser utilizadas pequenas quantidades de cetoconazol + dipropionato de betametasona. Não utilizar mais que 45 gramas por semana.
Administração
Instruções para uso:
- Lavar as mãos.
- Para sua segurança, esta bisnaga está hermeticamente lacrada. Esta embalagem não requer o uso de objetos cortantes.
- Retire a tampa da bisnaga.
- Com a parte pontiaguda superior da tampa perfure o lacre da bisnaga.
- Após o uso, mantenha a bisnaga bem fechada.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
O que fazer quando eu me esquecer de usar o Cetoconazol + dipropionato de betametasona?
Retomar o tratamento até o alívio dos sinais e sintomas da doença.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Quais os efeitos colaterais e as reações do Cetoconazol + dipropionato de betametasona?
Contraindicações
Cetoconazol + dipropionato de betametasona é contraindicado para uso oftálmico.
Está contraindicado em pacientes com história de hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes das formulações.
Cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser administrado a paciente com infecção da pele, tais como: varicela, herpes simples ou zoster, tuberculose cutânea ou sífilis cutânea.
Precauções e advertências
Não devem ser usados em áreas muito extensas da pele e por períodos prolongados.
O tratamento deve ser interrompido em caso de irritação ou sensibilização decorrente do uso de cetoconazol + dipropionato de betametasona.
Qualquer reação adversa relatada com o uso sistêmico de corticosteróides, incluindo supressão supra-renal, também pode ocorrer com o uso tópico dos mesmos, especialmente em lactentes e crianças. A absorção sistêmica dos corticosteróides tópicos eleva-se quando extensas áreas são tratadas ou quando se emprega a técnica oclusiva.
Recomenda-se precaução nesses casos ou quando há previsão de tratamentos prolongados, particularmente em lactentes e crianças.
Em crianças menores de 12 anos, devem ser utilizadas pequenas quantidades de cetoconazol + dipropionato de betametasona. Não utilizar mais que 45 g por semana.
Cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser utilizado por mais de duas semanas.
Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento. Cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser utilizado próximo aos olhos e não deve entrar em contato com a conjuntiva.
Cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser aplicado no canal auditivo externo se a membrana do tímpano estiver perfurada.
Uso em portadores de insuficiência hepática e/ou renal
O uso excessivo e prolongado de corticosteróides pode suprimir a função hipófise-supra-renal, resultando em insuficiência supra-renal secundária.
Interações medicamentosas
Não existe uma evidência suficiente que confirme a ocorrência de interações clinicamente relevantes, mas podem ocorrer interações medicamentosas de cetoconazol + dipropionato de betametasona com: medicamentos hepatotóxicos, anticoagulantes, ciclosporinas antagonistas do receptor h2 da histamina, isoniazida, rifampicina, fenitoína, terfenadina, indinavir, saquinavir, ritonavir ou cisaprida.
Superdose: o que fazer se alguém usar uma quantidade maior de Cetoconazol + dipropionato de betametasona do que a indicada?
O uso prolongado de corticosteróides tópicos pode suprimir a função hipófise-supra-renal, resultando em insuficiência supra-renal secundária. Neste caso, está indicado tratamento sintomático adequado. Os sintomas de hipercorticismo agudo são reversíveis. Tratar o desequilíbrio eletrolítico, se necessário. Em caso de toxicidade crônica, recomenda-se a retirada gradativa de corticosteróides.
Apresentações do Cetoconazol + dipropionato de betametasona
cetoconazol + dipropionato de betametasona creme dermatológico. Embalagem contendo 1 bisnaga com 30 g.
cetoconazol + dipropionato de betametasona pomada dermatológica. Embalagem contendo 1 bisnaga com 30 g.
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
Uso tópico
Composição do Cetoconazol + dipropionato de betametasona
Cada 1g do creme dermatológico contém:
cetoconazol….. 20 mg
dipropionato de betametasona….. 0,64 mg
Excipientes: sulfito de sódio, butilidroxitolueno, cera autoemulsionante, álcool de lanolina, óleo mineral, álcool de lanolina acetilado, propilenoglicol, fenoxietanol, butilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, metilparabeno e água destilada.
Dizeres Legais do Cetoconazol + dipropionato de betametasona
Registro MS:
creme dermatológico: 1.0043.0798
pomada dermatológica: 1.0043.0797
Farm. Resp.: Dra. Sônia Albano Badaró - CRF-SP 19.258
Fabricado por:
EUROFARMA LABORATÓRIOS S.A.
Rod. Pres. Castelo Branco, km 35,6 – Itapevi - SP
Registrado por:
EUROFARMA LABORATÓRIOS S.A.
Av. Ver. José Diniz, 3.465 -
São Paulo - SP
CNPJ 61.190.096/0001-92 Indústria Brasileira
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Leia Bula PDF
Quanto custa o Cetoconazol Dipropionato de Betametasona?
Tópicos da bula
- Para que serve o Cetoconazol + dipropionato de betametasona e para que é indicado?
- Como o Cetoconazol + dipropionato de betametasona funciona?
- Quando o Cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser usado?
- O que preciso saber antes de usar o Cetoconazol + dipropionato de betametasona?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Cetoconazol + dipropionato de betametasona?
- Como devo usar o Cetoconazol + dipropionato de betametasona?
- O que fazer quando eu me esquecer de usar o Cetoconazol + dipropionato de betametasona?
- Quais os efeitos colaterais e as reações do Cetoconazol + dipropionato de betametasona?
- Superdose: o que fazer se alguém usar uma quantidade maior de Cetoconazol + dipropionato de betametasona do que a indicada?
- Apresentações do Cetoconazol + dipropionato de betametasona
- Composição do Cetoconazol + dipropionato de betametasona
- Dizeres Legais do Cetoconazol + dipropionato de betametasona
Tópicos da bula
- Para que serve o Cetoconazol + dipropionato de betametasona e para que é indicado?
- Como o Cetoconazol + dipropionato de betametasona funciona?
- Quando o Cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser usado?
- O que preciso saber antes de usar o Cetoconazol + dipropionato de betametasona?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Cetoconazol + dipropionato de betametasona?
- Como devo usar o Cetoconazol + dipropionato de betametasona?
- O que fazer quando eu me esquecer de usar o Cetoconazol + dipropionato de betametasona?
- Quais os efeitos colaterais e as reações do Cetoconazol + dipropionato de betametasona?
- Superdose: o que fazer se alguém usar uma quantidade maior de Cetoconazol + dipropionato de betametasona do que a indicada?
- Apresentações do Cetoconazol + dipropionato de betametasona
- Composição do Cetoconazol + dipropionato de betametasona
- Dizeres Legais do Cetoconazol + dipropionato de betametasona
- Quanto Custa?