Produtos com o mesmo princípio ativo
Tamanho do texto
Tamanho do texto

Bula Ciprofloxacino

Princípio Ativo: cloridrato de ciprofloxacino

Tenha cuidado, leia a bula, a automedicação pode colocar a sua saúde em risco. Só use medicamentos com orientação médica e/ou farmacêutica.

Para que o Ciprofloxacino é indicado?

O ciprofloxacino é indicado para o tratamento das infecções, moderadas e severas, causadas por microrganismos sensíveis a sua ação. É indicado para o tratamento da pneumonia causada por Streptococcus e Staphylococcus. No quadro de pneumonias causadas por Pneumococcus o ciprofloxacino não deve ser usado como medicamento de primeira escolha. Infecções de ouvido (otite média); seios paranasais (sinusite); olhos; rins e/ou trato urinário eferente; órgãos genitais (anexite, gonorréia e prostatite); cavidade abdominal (infecções bacterianas do trato gastrintestinal ou do trato biliar e peritonite); pele e tecidos moles; ossos e articulações; sepse. Infecções ou profilaxia em pacientes com sistema imunológico comprometido.

Como devo usar o Ciprofloxacino?

Os comprimidos revestidos devem ser ingeridos com água (sem mastigação), podendo ser antes, durante ou após as refeições. "Siga a orientação do seu médico respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento". "Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico".

Como o Ciprofloxacino funciona?

O ciprofloxacino é um antibiótico sintético pertencente ao grupo dos quinolônicos, que possui amplo espectro, sendo ativo contra ampla gama de microrganismos aerobios Gram-positivos e Gram-negativos. Em geral, os anaeróbios são menos suscetíveis. Sua ação ocorre nas fases proliferativa e vegetativa. A ação bactericida é dada pela inibição da subunidade (A) da DNA-girase (topoisomerase) bloqueando o metabolismo bacteriano.

Quando não devo usar o Ciprofloxacino?

O ciprofloxacino é contra-indicado para pacientes com hipersensibilidade a quaisquer dos componentes da fórmula ou aos derivados quinolônicos; gravidez, lactação, crianças e adolescentes em fase de crescimento. Distúrbios neurológicos, insuficiência renal e hepática.

O que devo saber antes de usar o Ciprofloxacino?

INFORMAÇÕES AO PACIENTE
  • - Ação esperada do medicamento: sinais e sintomas da doença devem melhorar no mínimo em três dias de tratamento correto.
  • - Todos os medicamentos devem ser mantidos fora do alcance das crianças: "TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS".
  • - Não tome medicamento sem o conhecimento do seu médico: "NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE".

Quais os males que o Ciprofloxacino pode me causar?

Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: desconforto gastrintestinal (náuseas, vômitos, dores abdominais, diarréia, monilíases ou sapinho, flatulência), reações cutâneas (inchaço, vermelhidão, prurido), dores nas articulações, sensação de cansaço e fraqueza, tontura, dor de cabeça, insônia, agitação e alterações do paladar. Em caso de diarréia persistente ou sinais de tendinite, suspenda o tratamento e consulte seu médico.

Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Ciprofloxacino?

Conservar em temperatura ambiente entre 15 °C e 30 °C. Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido poderá ocorrer diminuição significativa do seu efeito terapêutico.

Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Ciprofloxacino?

A superdose aguda pode provocar toxicidade renal reversível. Recomenda-se, além das medidas habituais de emergência, a administração de antiácidos contendo cálcio, magnésio ou alumínio para reduzir a absorção de ciprofloxacino, bem como constante monitoramento da função renal.

Apresentações

Comprimidos revestidos 500mg: embalagens contendo 6, 14 e 240* comprimidos revestidos. *Embalagem Hospitalar.

Composição

Cada comprimido revestido contém:

  • 582,24mg de cloridrato de ciprofloxacino equivalentes a 500mg de ciprofloxacino.
  • Excipientes q.s.p: polivinilpirrolidona, glicolato amido sódico, estearato de magnésio, dióxido de titânio, hidroxipropilmetilcelulose e polietilenoglicol.

Dizeres legais

Registro M.S. nº 1.0465.0391. Farm. Responsável: Dr. Marco Aurélio Limirio G. Filho - CRF-GO nº 3.524

Tópicos da bula

Escolha um tópico da bula abaixo para exibirmos a informação: