- Página Inicial
- Bulas de A a Z
- Letra F
- Flutivate
Bula Flutivate
Princípio Ativo: propionato de fluticasona
Para que o Flutivate é indicado?
Flutivate® creme alivia os sintomas de problemas de pele.
Estes incluem:
- Dermatite atópica
- Erupções cutâneas devido à alergia ou a uma substância que irrita a pele (dermatite de contato irritativa ou alérgica)
- Psoríase (placas espessas com pele avermelhada e inflamada, frequentemente coberta por escamas prateadas)
- Redução do risco de recidiva de dermatite atópica recorrente crônica, uma vez que um episódio agudo tenha sido efetivamente tratado.
Para bebês e crianças, Flutivate® creme é usado para a dermatite que não tenha respondido a corticosteroides (creme ou pomada) de potência mais leve.
Como devo usar o Flutivate?
Use Flutivate® creme exatamente como seu médico receitou. Verifique com seu médico ou farmacêutico se não tiver certeza.
Use Flutivate® creme uma ou duas vezes por dia. O número de vezes que você usará o medicamento poderá ser reduzido conforme a melhora da sua pele ou o seu médico poderá receitar um corticosteroide de potência mais leve para você usar.
Modo de uso:
- Aplique uma camada fina de Flutivate® creme, apenas em quantidade suficiente para cobrir toda a área afetada, e friccione suavemente.
- Lave sua mão após a aplicação, a menos que o tratamento seja na sua mão.
- Se você também estiver usando uma preparação hidratante (emoliente), aguarde um tempo suficiente para absorção de Flutivate® creme após cada aplicação, antes de aplicar o emoliente.
- Este medicamento não deve ser usado diariamente por mais de quatro semanas.
Posologia:
- Adultos, idosos, crianças e bebês com idade igual ou superior a 1 ano de idade. Os cremes são adequados, principalmente, para superfícies úmidas.
- Tratamento das dermatoses (doenças de pele) inflamatórias: Aplique uma camada fina, apenas uma quantidade suficiente para cobrir toda a área afetada e friccione suavemente uma ou duas vezes por dia por até quatro semanas, até que ocorra uma melhora. Então reduza a frequência das aplicações ou mude para uma preparação menos potente. Aguarde um tempo suficiente para absorção de Flutivate® creme após cada aplicação, antes de aplicar um emoliente. Se a condição piorar ou não melhorar em um prazo de duas a quatro semanas, o tratamento e o diagnóstico devem ser reavaliados.
- Dermatite atópica: Assim que obtiver o controle, a terapia com corticosteroides tópicos deve ser descontinuada gradualmente, mantendo-se o uso do emoliente como terapia de manutenção. A reincidência de doenças de pele pré-existentes pode ocorrer com a descontinuação abrupta do uso de corticosteroides tópicos, principalmente, no caso de preparações potentes.
- Redução do risco de recidiva (retorno da doença): Depois do tratamento eficaz de um episódio agudo, a frequência de aplicação deve ser reduzida a uma vez ao dia, duas vezes por semana, sem oclusão. A aplicação deve ser contínua em todos os locais anteriormente afetados ou em locais conhecidos de recaída em potencial. Este regime deve ser combinado com o uso cotidiano de emolientes. A condição deve ser reavaliada regularmente.
- Crianças maiores de 1 ano de idade: As crianças têm uma probabilidade maior de desenvolver efeitos colaterais locais e sistêmicos dos corticosteroides e, em geral, necessitam de tratamentos mais curtos e agentes menos potentes do que os adultos. Deve-se tomar cuidado ao usar o Flutivate® creme para assegurar que seja aplicada a quantidade mínima que forneça os benefícios terapêuticos esperados.
- Idosos: Estudos clínicos não identificaram diferenças de resposta entre os indivíduos idosos e os mais jovens. A maior incidência de comprometimento da função renal ou hepática no idoso pode retardar a eliminação do fármaco, caso ocorra absorção sistêmica. Portanto, deve-se utilizar a quantidade mínima necessária pelo menor tempo possível, para se obter os benefícios clínicos desejados.
- Comprometimento hepático/renal: Em caso de ocorrência de absorção sistêmica (quando a aplicação é feita sobre uma grande área superficial por um período prolongado), o metabolismo e a eliminação podem ser retardados, aumentando assim, o risco de toxicidade sistêmica. Portanto, deve-se utilizar a quantidade mínima necessária, pelo menor tempo possível, para se obter os benefícios clínicos desejados.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Como o Flutivate funciona?
Quando não devo usar o Flutivate?
- infecção de pele não tratada (a menos que a infecção esteja sendo tratada com um medicamento anti-infeccioso, ao mesmo tempo);
- rosácea (doença de pele na qual o nariz, as bochechas, o queixo, a testa ou toda a face estão avermelhados e podem ter a presença ou não de pequenos pontos vermelhos com pus);
- acne (espinhas);
- dermatite perioral (lesões de pele ao redor da boca);
- coceira na pele que não está inflamada;
- coceira ao redor do ânus ou nos genitais.
O que devo saber antes de usar o Flutivate?
- Você está grávida ou pretende ficar grávida?
- Você está amamentando?
- Já lhe disseram que você é alérgico a formaldeído?
- Potência e formulação do esteroide tópico;
- Duração da exposição;
- Aplicação em área de grande extensão;
- Uso em áreas oclusivas da pele, por exemplo, sob curativos oclusivos (em recém-nascidos a fralda pode atuar como um curativo oclusivo);
- Aumento da hidratação da pele;
- Uso em áreas de pele fina, como o rosto;
- Uso em pele machucada ou em outras condições em que a barreira da pele pode estar prejudicada;
- Em comparação com adultos, crianças e bebês podem absorver proporcionalmente maiores quantidades de corticosteroides tópicos e assim têm mais chances de apresentar os efeitos adversos sistêmicos.
Quais os males que o Flutivate pode me causar?
- Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):
- Prurido (coceira)
- Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento):
- Queimação no local da aplicação
- Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento):
- Supressão do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal (HPA): aumento de peso/obesidade, ganho de peso atrasado e crescimento lento em crianças, características cushingoides, como cara de lua cheia e obesidade central, diminuição dos níveis de cortisol, aumento dos níveis de açúcar no sangue ou na urina, pressão arterial elevada (hipertensão), enfraquecimento dos ossos devido à perda gradual de minerais (osteoporose), opacidade visual (catarata) e aumento da pressão ocular (glaucoma)
- Afinamento da pele, podendo causar estrias
- Aparecimento de vasos sanguíneos sob a superfície de sua pele
- Mudança de pigmentação da pele
- Aumento de pelos no corpo
- Reação alérgica no local da aplicação
- Agravamento das doenças da pele
- Vermelhidão
- Erupção cutânea ou urticária
- Psoríase pustulosa (Se você tem psoríase podem aparecer erupções com pus na pele. Este efeito pode ocorrer muito raramente, durante ou após o tratamento)
- Infecção da pele
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Flutivate?
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Flutivate?
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Flutivate?
Apresentações
Composição
Dizeres legais
Quanto custa o Flutivate?
Tópicos da bula
- Para que o Flutivate é indicado?
- Como devo usar o Flutivate?
- Como o Flutivate funciona?
- Quando não devo usar o Flutivate?
- O que devo saber antes de usar o Flutivate?
- Quais os males que o Flutivate pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Flutivate?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Flutivate?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Flutivate?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
- Quanto Custa?