Produtos com o mesmo princípio ativo
Tamanho do texto
Tamanho do texto

Bula Fusor

Princípio Ativo: oxalato de escitalopram

Tenha cuidado, leia a bula, a automedicação pode colocar a sua saúde em risco. Só use medicamentos com orientação médica e/ou farmacêutica.

Para que o Fusor é indicado?

Fusor é indicado para:
  • Tratamento e prevenção da recaída ou recorrência da depressão;
  • Tratamento do transtorno do pânico, com ou sem agorafobia;
  • Tratamento do transtorno de ansiedade generalizada (TAG);
  • Tratamento do transtorno de ansiedade social (fobia social);
  • Tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Como o Fusor funciona?

Fusor é um medicamento da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), que é uma classe do grupo dos antidepressivos. Fusor age no cérebro, onde corrige as concentrações inadequadas de determinadas substâncias denominadas neurotransmissores, em especial a serotonina, que causam os sintomas na situação de doença. Pode demorar cerca de duas semanas até você começar a se sentir melhor. Continue a tomar Fusor, mesmo que leve algum tempo até você se sentir melhor. Você deve procurar seu médico se você não se sentir melhor ou se sentir pior.

Quando não devo usar o Fusor?

Contraindicações do uso deste medicamento:
  • Não tomar este medicamento se você for alérgico a qualquer um dos componentes mencionados anteriormente (vide “Composição”).
  • Não tomar este medicamento se estiver em uso de medicamentos conhecidos como inibidores da monoaminoxidase (IMAO), incluindo selegilina (usada no tratamento de mal de Parkinson), moclobemida (usada no tratamento da depressão) e linezolida (um antibiótico).
  • Não tomar este medicamento se você nasceu com ou teve um episódio de arritmia cardíaca (observado em eletrocardiograma, exame que avalia como o coração está funcionando).
  • Não tomar este medicamento se estiver em uso de medicamentos para tratamento de arritmia cardíaca ou que podem afetar o ritmo cardíaco (vide “4. O que devo saber antes de usar este medicamento?”).
  • Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

O que devo saber antes de usar o Fusor?

Avisar ao seu médico se teve ou tem algum problema de saúde. Principalmente, fale com seu médico:
  • Se você tem epilepsia. O tratamento com Fusor deve ser descontinuado se ocorrer convulsões pela primeira vez ou um aumento da frequência das crises convulsivas (vide “8. Quais os males que este medicamento pode me causar?”);
  • Se você tem comprometimento do funcionamento dos rins e/ou do fígado. O seu médico pode ter que ajustar a dose;
  • Se você tem diabetes. O tratamento com Fusor pode alterar o controle glicêmico. Pode ser necessário um ajuste da dose do hipoglicemiante oral ou da insulina;
  • Se você tem níveis de sódio diminuídos no sangue;
  • Se você tem tendência a sangramentos ou manchas roxas ou se estiver grávida (vide item “Gravidez, amamentação e fertilidade”).
  • Se você está em terapia eletroconvulsiva;
  • Se você tem doença cardíaca coronariana;
  • Se você tem ou teve problemas cardíacos ou sofreu recentemente um ataque cardíaco;
  • Se você tem baixa frequência cardíaca de repouso e/ou sabe que pode ter baixa de sal devido à diarreia e aos vômitos severos e prolongados ou uso de diuréticos;
  • Se você tem ou teve aceleração ou irregularidade nos batimentos cardíacos, desmaios, colapso ou tontura ao levantar-se, que pode indicar funcionamento anormal do batimento cardíaco;
  • Se você tem ou teve problemas de dilatação das pupilas (midríase).

Pacientes com transtorno bipolar do humor na fase da depressão, ao fazer uso de antidepressivos, podem apresentar uma virada para a fase maníaca...

Quais os males que o Fusor pode me causar?

Como todos os medicamentos, Fusor pode causar efeitos adversos, apesar de que nem todos os pacientes os apresentem. Os efeitos adversos são geralmente amenos e desaparecem espontaneamente após alguns dias de tratamento. Por favor, esteja atento, pois muitos desses sintomas podem ser da sua doença e desaparecerão quando você melhorar.

Procure o seu médico se você apresentar algum dos efeitos adversos listados a seguir durante o seu tratamento:

  • Reações muito comuns - ocorrem em mais de 10% (> 1/10) dos pacientes que utilizam este medicamento: Náusea; Dor de cabeça.
  • Reações comuns - ocorrem entre 1% e 10% (> 1/100 e < 1/10) dos pacientes que utilizam este medicamento: Nariz entupido ou com coriza (sinusite); Aumento ou diminuição do apetite; Ansiedade, inquietude, sonhos anormais,...

Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Fusor?

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e organolépticas: solução límpida, incolor e inodora.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODOS OS MEDICAMENTOS DEVEM SER MANTIDOS FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Fusor?

Se você se esqueceu de tomar uma dose, e lembrou-se até antes de deitar-se para dormir, pode fazer uso da dose excepcionalmente neste momento. No dia seguinte, retome o horário usual de uso do medicamento. Se você se lembrar somente no meio da noite, ou no dia seguinte, ignore a dose esquecida e retome o tratamento como de costume. Não tomar a dose em dobro.

Se tiver dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou do seu médico, cirurgião-dentista.

Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Fusor?

Contatar o médico imediatamente ou ir ao hospital mais próximo, mesmo na ausência de desconforto ou sinais de intoxicação, para que sejam realizados os procedimentos médicos adequados. Não existe antídoto específico. O tratamento é sintomático e de suporte. Levar a caixa de Fusor ao médico ou hospital.

Sintomas de superdose incluem tonturas, tremores, agitação, vômitos, convulsões, coma, náuseas, mudança no ritmo cardíaco, diminuição da pressão arterial e alteração do equilíbrio líquido/sal do corpo.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Apresentações

Solução oral (gotas) de 20 mg/mL: frasco gotejador com 15 mL. USO ORAL USO ADULTO

Composição

Cada ml (20 gotas) de Fusor solução oral de 20 mg/ml contém: oxalato de escitalopram 25,54 mg (equivalente a 20 mg de escitalopram).

Excipientes: hidróxido de sódio e água purificada.

Dizeres legais

MS - 1.0573.0792

Farmacêutica Responsável: Gabriela Mallmann - CRF-SP n° 30.138.

Registrado por: Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 - 20º andar - São Paulo - SP CNPJ: 60.659.463/0029-92 - Indústria Brasileira

Fabricado por: Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Guarulhos - SP

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA

Esta bula foi atualizada conforme Bula Padrão aprovada pela Anvisa em 15/07/2021.

Tópicos da bula

Escolha um tópico da bula abaixo para exibirmos a informação: