Bula Ginna
Princípio Ativo: nitrato de fenticonazol
Para que o Ginna é indicado?
Ginna (nitrato de fenticonazol) é indicado para o tratamento de infecções vaginais (corrimentos ou vaginites) causadas por fungos.
Como devo usar o Ginna?
Você deve usar Ginna (nitrato de fenticonazol) apenas com os aplicadores que acompanham o produto, para administração vaginal.
A aplicação deve ser feita preferencialmente à noite, antes de deitar. Você deve seguir a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Para evitar uma reinfecção, o parceiro também deve ser tratado conforme orientação médica específica. Ginna (nitrato de fenticonazol) não é gorduroso, não mancha e pode ser removido facilmente com água.
Creme vaginal 0,02 g/g: você deve introduzir o creme na vagina com o aplicador cheio (5 g de creme). Utilize um aplicador por dia, que deve ser jogado fora após o uso. O tratamento deve ser realizado por 7 dias consecutivos. Siga as instruções ilustradas nos seguintes diagramas: Assegure-se que o aplicador está perfeitamente limpo.
- 1. Fure completamente o bico da bisnaga com a parte de trás da tampa e rosqueie o aplicador na bisnaga no lugar da tampa. Aperte a bisnaga suavemente em sua parte inferior (fundo), para que o aplicador seja preenchido. Caso haja uma certa resistência do êmbolo, puxe-o delicadamente. O aplicador deve ser preenchido por completo com o creme.
- 2. Remova o aplicador da bisnaga, que deve ser fechada imediatamente com a tampa.
- 3. Deitada, com as pernas flexionadas e separadas, introduza delicadamente o aplicador profundamente na vagina e empurre o êmbolo completamente. Depois puxe o aplicador para fora sem tocar no êmbolo. Descarte o aplicador.
O limite máximo diário é de 1 aplicação. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Como o Ginna funciona?
Ginna (nitrato de fenticonazol) é um antimicótico que combate um grande número de fungos. Também tem atividade antibacteriana em certos tipos de bactérias. O início da ação do fenticonazol ocorre após cerca de 3 horas da aplicação vaginal, quando os níveis do medicamento no tecido vaginal atingem níveis significativos.
Quando não devo usar o Ginna?
Você não deve usar Ginna (nitrato de fenticonazol) caso já tenha tido alergia ao nitrato de fenticonazol ou aos outros componentes do produto. É recomendado não utilizar o produto durante o período menstrual. Este medicamento é contraindicado para uso por crianças. Este medicamento é contraindicado para uso por homens.
O que devo saber antes de usar o Ginna?
Você deve usar Ginna (nitrato de fenticonazol) apenas com os aplicadores que acompanham o produto, para administração vaginal. Observe as instruções para aplicação “item 6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?”. Para evitar uma reinfecção, o parceiro também deve ser tratado conforme orientação médica específica. Ginna (nitrato de fenticonazol) não é gorduroso, não mancha e pode ser removido facilmente com água.
Mulheres grávidas não devem usar aplicador sem orientação médica. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Você não deve parar de usar o medicamento sem avisar o seu médico. Somente ele poderá avaliar como está seu tratamento e decidir quando e como este deverá ser interrompido. Existem relatos de que preparações intravaginais de fenticonazol podem danificar os contraceptivos de látex (preservativos) e, dessa maneira, medidas contraceptivas adicionais são necessárias durante a aplicação local. Embora a absorção vaginal de Ginna (nitrato de fenticonazol) seja muito baixa, o uso do produto durante a gravidez não é recomendado.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Interações medicamentosasA absorção de Ginna (nitrato de fenticonazol) no sangue é muito baixa, e até o momento não se observou a existência de interações medicamentosas com Ginna (nitrato de fenticonazol).
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Quais os males que o Ginna pode me causar?
Em estudos clínicos o nitrato de fenticonazol tem se demonstrado muito bem tolerado, com baixa ocorrência de reações desagradáveis. Algumas reações podem ocorrer em casos isolados.
Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento):- ardor, irritação e/ou coceira no local, sangramento vaginal discreto, reação de hipersensibilidade (tipo de alergia).
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Ginna?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30ºC).
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características do produto: Creme uniforme branco a levemente amarelado, livre de partículas estranhas.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Ginna?
Caso se esqueça de usar este medicamento, aguarde até o dia seguinte e faça a aplicação conforme orientação médica.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Ginna?
Até o momento não foram observados casos de superdose com o produto, pois Ginna (nitrato de fenticonazol) é muito pouco absorvido quando usado conforme instruções, logo não ocorrerão problemas sistêmicos (em seu organismo).
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Apresentações
Creme vaginal, 0,02 g/g. Embalagem com 1 bisnaga contendo 40 g + 7 aplicadores descartáveis de 5 g cada.
Composição
Cada 100 g de creme vaginal contém:
- nitrato de fenticonazol: 2 g*
*Equivalente a 1,757 g de fenticonazol - excipientes** q.s.p.: 100 g
**Excipientes: propilenoglicol, edetato dissódico, metilparabeno, propilparabeno, álcool cetoestearílico, polissorbato 60, miristato de isopropila, petrolato líquido, álcool lanolina, álcool oleílico e água purificada.
Dizeres legais
M.S.: 1.0043.1072
Farm. Resp.: Dra. Maria Benedita Pereira - CRF-SP 30.378
Sob prescrição médica. Esta bula foi atualizada conforme Bula Padrão aprovada pela Anvisa em 06/10/2016.
Fabricado por:
EUROFARMA LABORATÓRIOS S.A.
Rod. Pres. Castello Branco, Km 35,6
Itapevi - SP
Registrado por:
EUROFARMA LABORATÓRIOS S.A.
Av. Vereador José Diniz, 3.465
São Paulo - SP
CNPJ: 61.190.096/0001-92
Indústria Brasileira
Quanto custa o Ginna?
Tópicos da bula
- Para que o Ginna é indicado?
- Como devo usar o Ginna?
- Como o Ginna funciona?
- Quando não devo usar o Ginna?
- O que devo saber antes de usar o Ginna?
- Quais os males que o Ginna pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Ginna?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Ginna?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Ginna?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
- Quanto Custa?