Produtos com o mesmo princípio ativo
Tamanho do texto
Tamanho do texto

Bula IMPERE

Princípio Ativo: succinato de solifenacina

Tenha cuidado, leia a bula, a automedicação pode colocar a sua saúde em risco. Só use medicamentos com orientação médica e/ou farmacêutica.

Para que o IMPERE é indicado?

O IMPERE é um medicamento de prescrição usado em adultos para tratar os seguintes sintomas devido a uma condição chamada bexiga hiperativa:
  • ter que ir ao banheiro com muita frequência, também chamada “frequência urinária”,
  • ter uma forte necessidade de ir ao banheiro imediatamente, também chamada “urgência”,
  • perdas de urina, vazamento ou acidentes úmidos, também chamados “incontinência urinária”.

O IMPERE não foi estudado em crianças.

Como devo usar o IMPERE?

Tome IMPERE exatamente como prescrito. Seu médico prescreverá a dose que é certa para você. Seu médico pode prescrever uma dose menor se você tiver certas condições de saúde, tais como problemas no fígado ou rins. Você deve tomar um comprimido de IMPERE uma vez ao dia, com ou sem alimento. Você deve tomar IMPERE com líquido e engolir o comprimido inteiro.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Como o IMPERE funciona?

Bexiga hiperativa ocorre quando acontecem as contrações involuntárias da sua bexiga. Quando essas contrações musculares acontecem com muita frequência você apresenta os sintomas de bexiga hiperativa, que são frequência urinária, urgência urinária, e que podem estar acompanhados ou não de incontinência urinária (vazamento). O IMPERE atua nos músculos da bexiga para ajudar a controlar essas contrações involuntárias.

Quando não devo usar o IMPERE?

Se você é alérgico a qualquer um dos seus ingredientes de IMPERE; se você não é capaz de esvaziar sua bexiga (também chamado “retenção urinária”); se você tem atraso ou lentidão para esvaziar o estômago (também chamado “retenção gástrica”); se você tem um problema no olho chamado “glaucoma de ângulo-estreito não controlado”.

Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos.

O que devo saber antes de usar o IMPERE?

Antes de iniciar o IMPERE informe seu médico ou profissional de saúde sobre todas as suas condições médicas incluindo se você:

  • tem qualquer problema de estômago ou intestino ou problemas com constipação (intestino preso),
  • tem problema para esvaziar sua bexiga ou você tem um jato de urina fraco,
  • tem um problema no olho chamado glaucoma de ângulo-estreito,
  • tem problemas no fígado,
  • tem problemas nos rins,
  • alterações no eletrocardiograma (prolongamento do intervalo QT),
  • está grávida ou tentando ficar grávida (não se sabe se o IMPERE pode prejudicar seu bebê não nascido).

Não se sabe se o IMPERE passa para o leite materno e se isso pode prejudicar seu bebê. Durante o período de aleitamento materno ou doação de leite humano, só utilize medicamentos com o conhecimento do seu médico ou cirurgião-dentista, pois alguns medicamentos podem ser excretados no leite humano, causando reações indesejáveis no bebê.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

O IMPERE pode causar efeitos adversos que afetam sua capacidade de conduzir ou utilizar máquinas; tais como visão turva e sonolência. Você não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e capacidade de reação podem estar prejudicadas. Se você está tomando um remédio com cetoconazol você não deve exceder a dose diária de 5 mg de IMPERE.

Este medicamento contém lactose (açúcar presente no leite). Se você possui intolerância à lactose, contate o seu médico antes de tomar esse medicamento.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Quais os males que o IMPERE pode me causar?

Reação muito comum (ocorre em 10% ou mais dos pacientes que utilizam este medicamento): boca seca.

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): visão borrada, prisão de ventre grave (constipação) (ligue para seu médico se você sentir dor na área do estômago [abdominal] ou fique constipado por três ou mais dias), náusea (sensação de desconforto na região do estômago), dispepsia (distúrbios da digestão), dor abdominal.

Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): infecção do trato urinário, cistite (inflamação da bexiga), sonolência, disgeusia (diminuição do paladar), olhos secos, secura no nariz, doenças de refluxo gastroesofágico (refluxo), garganta seca, pele seca, dificuldade para urinar, fadiga, edema periférico (inchaço).

Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): tonturas, dor de cabeça, obstrução do cólon (obstrução do intestino), impactação fecal (formação de grande massa endurecida de matéria fecal no intestino grosso ou do reto, podendo interromper completamente o movimento do intestino), vômito, prurido (coceira), retenção urinária, erupção cutânea (lesão da pele com vermelhidão e saliência).

Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% e 0,001% dos pacientes que utilizam este medicamento): alucinações, estado de confusão, eritema multiforme (vermelhidão), urticária (lesões avermelhadas na pele, elevadas e que coçam), angioedema (inchaço da pele e mucosas, mais frequentemente em extremidades, na área genital e na face, especialmente ao redor dos olhos e dos lábios).

Reação com incidência desconhecida: reação anafilática, diminuição do apetite, hiperpotassemia (aumento do nível de potássio no sangue), delírio, glaucoma (aumento da pressão dos olhos), irregularidades dos batimentos cardíacos tais como: torsade de pointes, prolongamento do intervalo QT (alterações do eletrocardiograma), fibrilação atrial, palpitações e taquicardia, rouquidão, íleo paralítico (diminuição da atividade intestinal), desconforto abdominal, doença hepática (doença do fígado), teste de função hepática anormal, dermatite esfoliativa (doença de pele que gera uma intensa descamação e coceira em todo corpo), fraqueza muscular, insuficiência renal.

Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.

Onde, como e por quanto tempo posso guardar o IMPERE?

Manter à temperatura ambiente (entre 15° e 30°C). Proteger da luz e manter em lugar seco.

Número do lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Característica do produto: 5 mg – comprimido revestido na cor amarela, circular, biconvexo e liso. 10 mg – comprimido revestido na cor rosa, circular, biconvexo e liso.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o IMPERE?

Caso você esqueça de tomar uma dose de IMPERE, comece tomando IMPERE novamente no dia seguinte. Não tome duas doses de IMPERE no mesmo dia.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do IMPERE?

Se você tomar mais comprimidos que o prescrito poderá sentir qualquer um dos seguintes sintomas: pupilas fixas e dilatadas, visão borrada, falha no exame de reflexo cutâneo plantar, tremores e pele seca.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Apresentações

Comprimido revestido de 5 mg e 10 mg. Embalagem contendo 6, 10, 20, 30, 60, 90, 100*, 200** ou 500** comprimidos. * EMB FRAC ** EMB HOSP

USO ORAL
USO ADULTO

Composição

Cada comprimido revestido de 5 mg contém: succinato de solifenacina (5,0 mg), excipiente q.s.p (1 com rev.). Equivalente a 3,750 mg de solifenacina. Excipientes: lactose monoidratada, hipromelose, copovidona, celulose microcristalina + dióxido de silício, amido pré-gelatinizado, estearato de magnésio, hipromelose + macrogol + dióxido de titânio, talco e óxido de ferro amarelo.

Cada comprimido revestido de 10 mg contém: succinato de solifenacina (10,0 mg), excipiente q.s.p (1 com rev.). Equivalente a 7,500 mg de solifenacina. Excipientes: lactose monoidratada, hipromelose, copovidona, celulose microcristalina + dióxido de silício, amido pré-gelatinizado, estearato de magnésio, hipromelose + macrogol + dióxido de titâno, talco e óxido de ferro vermelho.

Dizeres legais

MS – 1.0235.1258
Farm. Resp.: Dra. Telma Elaine Spina CRF-SP n° 22.234

EMS S/A Rod. Jornalista F. A. Proença, km 08 Bairro Chácara Assay CEP 13186-901 - Hortolandia/SP CNPJ: 57.507.378/0003-65
INDÚSTRIA BRASILEIRA

SAC: 0800 191914
www.ems.com.br
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Esta bula foi atualizada conforme a Bula Padrão aprovada pela ANVISA em 02/10/2017.

Tópicos da bula

Escolha um tópico da bula abaixo para exibirmos a informação: