Produtos com o mesmo princípio ativo
Tamanho do texto
Tamanho do texto

Bula Lidopass

Princípio Ativo: lidocaína

Tenha cuidado, leia a bula, a automedicação pode colocar a sua saúde em risco. Só use medicamentos com orientação médica e/ou farmacêutica.

Para que o Lidopass é indicado?

LIDOPASS® é indicada para anestesia tópica de mucosa oral.

Como o Lidopass funciona?

LIDOPASS® é um anestésico local e causa perda temporária de sensibilidade na área onde é aplicada. LIDOPASS® tem seu início de ação dentro de 0,5 a 5 minutos após a aplicação.

Quando não devo usar o Lidopass?

Você não deve utilizar LIDOPASS® se tiver alergia à lidocaína, a outros anestésicos locais ou aos outros componentes da fórmula. LIDOPASS® não deve ser aplicada nos olhos.

O que devo saber antes de usar o Lidopass?

Doses excessivas de lidocaína ou pequenos intervalos entre as doses podem resultar em níveis plasmáticos altos de lidocaína e reações adversas graves. Os pacientes devem seguir estritamente à posologia indicada pelo médico.

LIDOPASS® deve ser utilizada com cuidado em pacientes com mucosa traumatizada e/ou em uso de medicamentos para o tratamento de arritmias cardíacas (ex.: amiodarona), uma vez que os efeitos cardíacos são aditivos.

As doses deverão ser adequadas de acordo com o peso e condição fisiológica em pacientes debilitados ou pacientes com doenças agudas, pacientes com sepse, doença hepática grave ou insuficiência cardíaca e crianças com mais de 12 anos de idade que pesam menos que 25 kg.

Quando LIDOPASS® é usada na boca ou região da garganta, o paciente deve estar ciente que a aplicação do anestésico tópico pode prejudicar a deglutição e, portanto, intensificar o perigo de aspiração. O entorpecimento da língua ou mucosa da boca pode aumentar o perigo de trauma por mordida.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

O uso de LIDOPASS® não é recomendado em crianças menores de 5 anos de idade.

O uso também não é recomendado em crianças com menos de 20 kg de peso.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas: Dependendo da dose, os anestésicos locais podem ter um pequeno efeito na função mental e na coordenação. Nas doses recomendadas é pouco provável que ocorram reações adversas.

Interações medicamentosas

LIDOPASS® deve ser utilizada com cuidado se você estiver tomando os seguintes medicamentos: antiarrítmicos, betabloqueadores, cimetidina e outros anestésicos locais.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Lidopass?

Este medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

LIDOPASS® é uma pomada laranja com odor de laranja. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODOS MEDICAMENTOS DEVEM SER MANTIDOS FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Como devo usar o Lidopass?

Modo de Usar

A pomada é destinada à aplicação tópica de mucosa oral. Use a menor quantidade necessária de LIDOPASS® para controlar os sintomas. Aplique uma pequena camada, usando o suficiente para cobrir a área afetada, e reaplique quando preciso em intervalos toleráveis. Em odontologia deve-se secar a mucosa antes da aplicação. Espere 2-3 minutos para a ação anestésica tornar-se efetiva. Não deve ser aplicada nos olhos.

Posologia

Adultos: A lidocaína pomada é absorvida após aplicação em mucosas. Após administração tópica da LIDOPASS® na mucosa oral, o início de ação ocorre dentro de 30 segundos a 2 minutos.

Como qualquer anestésico local, a segurança e a eficácia da lidocaína dependem da dose apropriada, da técnica correta, precauções adequadas e facilidade para emergências.

As seguintes recomendações de dose devem ser consideradas como um guia. A experiência do clínico e conhecimento do estado físico do paciente são importantes para calcular a dose necessária.

Recomendações e dose única máxima de LIDOPASS® pomada em adultos por tipo de aplicação
  • Área
  • Dose Dose máxima de pomada
  • Procedimentos orais e dentais 1-5 10

Não mais que 20 g da pomada deve ser administrada em um período de 24 horas em pacientes sadios.

LIDOPASS® pode ser usada em pacientes idosos sem redução de dose.

LIDOPASS® pode ser usada com cautela em pacientes com mucosas traumatizadas. As doses deverão ser adequadas de acordo com o peso e condições físicas em pacientes debilitados ou intensamente doentes, pacientes com sepse, doença hepática grave ou insuficiência cardíaca, em crianças com mais de 12 anos de idade e menos de 25 kg.

Crianças entre 5 a 12 anos de idade e maiores que 20 kg de peso:

Não há dados disponíveis de concentração plasmática em crianças. Consequentemente, por razões de segurança, em crianças com idade inferior a 12 anos, deve ser assumida 100% de biodisponibilidade após a aplicação nas mucosas. A dose única não deve exceder 0,1 g de pomada/kg de peso corpóreo (correspondente a 5 mg de lidocaína/kg de peso corpóreo). O intervalo de dose mínimo em crianças deve ser de 8 horas (veja item 4. O que devo saber antes de usar este medicamento?).

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Lidopass?

Caso esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. Porém, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Quais os males que o Lidopass pode me causar?

Reações adversas por ordem decrescente de gravidade.
  1. Toxicidade sistêmica aguda: As reações adversas sistêmicas são raras e podem resultar de níveis sanguíneos elevados devido ao excesso de dose, por rápida absorção ou por hipersensibilidade, idiossincrasia (características próprias do paciente) ou reduzida tolerância do mesmo.
    • As reações podem ser:
    • Reações do Sistema Nervoso Central, as quais incluem: nervosismo, tontura, convulsões, inconsciência e, possivelmente, parada respiratória.
    • Reações cardiovasculares, as quais incluem: hipotensão (queda da pressão arterial), depressão miocárdica (diminuição da contração ou da força de contração do coração), bradicardia (batimentos lentos do coração) e, possivelmente, parada cardíaca.
  2. Reações alérgicas: Reações de natureza alérgica (nos casos mais graves choque anafilático) associadas à anestésicos locais do tipo amino-amida são raras (< 0,1%). As reações são predominantemente de sensibilidade no local de contato e são raramente sistêmicas.
  3. Irritação dérmica: Produtos tópicos que contém propilenoglicol podem causar irritação na pele.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Lidopass?

Em caso de administração de uma quantidade de medicamento maior do que a prescrita pelo seu médico, você deve contatá-lo imediatamente. A lidocaína pode causar reações tóxicas agudas (ver item 8. Quais os males que este medicamento pode me causar?) se ocorrerem níveis sistêmicos elevados devido à rápida absorção ou superdosagem. Pode ocorrer dormência dos lábios e ao redor da boca, tontura, vertigem e ocasionalmente visão turva. Com o uso das doses recomendadas de LIDOPASS® não tem sido relatados efeitos tóxicos.

Efeitos não previstos podem acontecer. Se você notar qualquer efeito incomum enquanto esteja usando a LIDOPASS®, deixe de usar a pomada e contate o seu médico o mais cedo possível.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Apresentações

Pomada de 50 mg/g: bisnaga com 25 g.VIA TÓPICA SOBRE MUCOSA ORALUSO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 5 ANOS (Vide posologia)

Composição

Cada grama de pomada contém:lidocaína .................................................................................................................................. 50 mgExcipientes*q.s.p.:....................................................................................................................1 g*propilenoglicol, macrogol, corante amarelo crepúsculo, sacarina sódica, butil-hidroxianisol, aroma de laranja.

Dizeres legais

Reg. MS 1.0481.0076Farm. Resp.: Larissa Pereira Cobra Sodré PicheliCRF-MG 16.100

Fabricado por:CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA.Av. Cel. Armando Rubens Storino, 2750 - Pouso Alegre/MGCEP 37558-608 - CNPJ 02.814.497/0002-98

Registrado por:1FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA.Rua Engenheiro Prudente, 119 – São Paulo/SPCEP:01550-000 - CNPJ: 48.113.906/0001-49

Indústria Brasileira®Marca RegistradaSAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor)0800 704 46 47 www.grupocimed.com.brVENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.

Tópicos da bula

Escolha um tópico da bula abaixo para exibirmos a informação: