- Início
- Bulas de A a Z
- Letra L
- Lidosporin
Bula Lidosporin
Princípio Ativo: sulfato de polimixina B + lidocaína
Para que o Lidosporin é indicado?
LIDOSPORIN possui ação bactericida e anestésica e é indicado para o tratamento de otite externa ocasionada ou complicada por infecção bacteriana e em pós-operatório das cavidades auriculares.
Como o Lidosporin funciona?
LIDOSPORIN contém em sua fórmula um antibiótico, a polimixina B, de amplo espectro, com capacidade de eliminar a maioria das bactérias causadoras das infecções do ouvido na região da orelha externa, e um agente anestésico local, a lidocaína, capaz de aliviar a dor, a coceira o e desconforto, associados às infecções do ouvido externo. A ação desses dois agentes ajuda também na restauração da funcionalidade normal do conduto auditivo externo, inclusive nos casos de cirurgias nos ouvidos. O início da ação terapêutica do medicamento ocorre entre 2 e 5 minutos após a sua aplicação no ouvido.
Quando não devo usar o Lidosporin?
LIDOSPORIN não deve ser usado nos casos de: infecção auricular fúngica; infecção auricular por herpes simples, herpes zóster ou outras infecções locais causadas por vírus; tuberculose auricular; perfuração da membrana timpânica suspeita ou confirmada; otite média; hipersensibilidade (alergia) a qualquer dos componentes da fórmula. Não há contraindicação relativa às faixas etárias. Este medicamento não deve ser aplicado nos olhos, utilize-o apenas na orelha.
NÃO INGERIR ESTE MEDICAMENTO.
O que devo saber antes de usar o Lidosporin?
ADVERTÊNCIAS E PRECAUCÕES
- Durante o tratamento com LIDOSPORIN, evite o uso de outros medicamentos sem o conhecimento do médico.
- LIDOSPORIN não deve ser aplicado em áreas com perda da integridade da pele devido ao maior risco de absorção sistêmica;
- Devido ao potencial neurotóxico e de nefrotoxicidade do sulfato de polimixina B, o uso de LIDOSPORIN em grandes quantidades e por tempo prolongado não é recomendado, principalmente quando houver maior risco de absorção sistêmica;
- Como ocorre com outras preparações contendo antibiótico, o uso prolongado de LIDOSPORIN pode resultar em crescimento exagerado de microrganismos não sensíveis à polimixina B; Medidas apropriadas devem ser tomadas pelo seu médico se isto ocorrer.
- É importante manter o ouvido infectado limpo e seco;
- Não se deve usar sabão na limpeza da orelha externa para que não ocorra a inativação do antibiótico;
- Embora não seja necessário, a solução otológica pode ser levemente aquecida antes de ser usada. Isto pode proporcionar maior conforto para o paciente. No entanto, recomenda-se cuidado para evitar temperaturas acima da temperatura normal do corpo (até 37°C) para evitar perda da potência do antibiótico;
- O uso de LIDOSPORIN não exclui tratamento sistêmico concomitante com antibióticos, quando for necessário;
- Se houver aumento ou persistência da sensação de queimação ou coceira, o uso do medicamento deverá ser suspenso e o médico informado;
- Quando LISDOPORIN é usado repetida e prolongadamente, sem interrupção, pode haver crescimento excessivo de microrganismos não suscetíveis ao medicamento, inclusive fungos.
Gravidez e lactação
Fator de risco na gravidez C
Gravidez: Não foram realizados estudos específicos sobre o uso de LIDOSPORIN em pacientes grávidas; nem se tem conhecimento sobre efeitos indesejáveis relacionados ao uso tópico no ouvido dos seus constituintes durante a gravidez. Como regra geral, neste caso, aconselha-se evitar o uso do medicamento durante os primeiros três meses da gravidez. Quanto ao uso nos demais trimestres da gravidez, devem-se avaliar os benefícios frente aos perigos potenciais ao feto.
Lactação: Não se tem informação sobre excreção no leite materno da polimixina B ou da lidocaína quando usadas topicamente em solução otológica. Aconselha-se precaução. Informe ao seu médico se está grávida ou amamentando. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Interações medicamentosas
Os componentes de LIDOSPORIN não são absorvidos de maneira significativa. Logo, a probabilidade de interação com outros medicamentos é baixa. Porém é recomendável que você sempre informe ao seu médico caso esteja fazendo uso de outro medicamento. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Quais os males que o Lidosporin pode me causar?
São descritas raras reações indesejáveis (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam o medicamento). São elas: irritação ou sensibilidade na área em que o medicamento foi administrado. Nova infecção, por fungos, ou por outros microrganismos resistentes à polimixina B, em casos de uso prolongado ou por períodos repetidos.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Lidosporin?
LIDOSPORIN deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), em sua embalagem original. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características Físicas e Organolépticas: Líquido incolor a levemente amarelado límpido, com odor fraco característico; livre de partículas estranhas.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como devo usar o Lidosporin?
Posologia e modo de usar
A orelha externa afetada deve ser cuidadosamente limpa e seca antes de cada administração, tendo-se o cuidado de não utilizar sabão, pois o mesmo pode inativar o antibiótico. As gotas devem ser inseridas com a orelha externa afetada voltada para cima, mantendo-se esta posição por alguns minutos para facilitar a penetração do medicamento. Ao aplicar o produto deve-se evitar que a ponta do gotejador toque a orelha do paciente para prevenir a contaminação do medicamento. A solução pode ser aplicada saturando-se uma mecha de gaze ou algodão, que pode ser deixada no canal auricular por 12 ou 24 horas, mantendo-se a mecha úmida pela adição de algumas gotas de solução, se necessário.
Adultos: Inserir 3 ou 4 gotas, 3 a 4 vezes ao dia.
Crianças e lactentes: Inserir 2 ou 3 gotas, 3 a 4 vezes ao dia.
A dose limite é de 4 gotas 4 vezes ao dia.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Lidosporin?
Caso se esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que for possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo para compensar uma eventual dose esquecida. Não interrompa o tratamento sem a supervisão do seu médico. A descontinuação prematura do uso do LIDOSPORIN pode ocasionar falha na eficácia do tratamento. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou do cirurgião-dentista.
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Lidosporin?
Desconhecem-se casos de superdosagem com LIDOSPORIN, mas caso isto ocorra, procure orientação médica.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 7226001, se você precisar de mais orientação.
Apresentações
Solução otológica –12.000 UI/mL + 45,4 mg/mL - embalagem contendo frasco com 10 mL.
VIA OTOLÓGICA
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
Composição
Cada mL da solução otológica contém:
- sulfato de polimixina B: 12.000 UI
- lidocaína: 45,4 mg
Excipientes: ácido clorídrico, sulfato cúprico, propilenoglicol e água. Cada 1 mL da solução equivale a 37 gotas.
Dizeres legais
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA – SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DE RECEITA.
MS: 1.0390.0187
Farm. Resp.: Dra. Marcia Weiss I. Campos
CRF-RJ nº 4499
Registrado por: FARMOQUÍMICA S/A Av. José Silva de Azevedo Neto, 200, Bloco 1, 1º andar – Barra da Tijuca. Rio de Janeiro – RJ CEP: 22775-056 CNPJ: 33.349.473/0001-58
Fabricado por: FARMOQUÍMICA S/A Rua Viúva Cláudio, 300 - Jacaré Rio de Janeiro – RJ CEP: 20970-032 CNPJ: 33.349.473/0003-10 Indústria brasileira
Esta bula foi aprovada pela ANVISA em 01/03/2019.
Leia Bula PDF
Quanto custa o Lidosporin?
Tópicos da bula
- Para que o Lidosporin é indicado?
- Como o Lidosporin funciona?
- Quando não devo usar o Lidosporin?
- O que devo saber antes de usar o Lidosporin?
- Quais os males que o Lidosporin pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Lidosporin?
- Como devo usar o Lidosporin?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Lidosporin?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Lidosporin?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
Tópicos da bula
- Para que o Lidosporin é indicado?
- Como o Lidosporin funciona?
- Quando não devo usar o Lidosporin?
- O que devo saber antes de usar o Lidosporin?
- Quais os males que o Lidosporin pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Lidosporin?
- Como devo usar o Lidosporin?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Lidosporin?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Lidosporin?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
- Quanto Custa?