Tenha cuidado, leia a bula, a automedicação pode colocar a sua saúde em risco. Só use medicamentos com orientação médica e/ou farmacêutica.
Para que o Minilax é indicado?
Minilax (sorbitol + laurilsulfato de sódio) é indicado como laxante no tratamento da constipação intestinal. Minilax (sorbitol + laurilsulfato de sódio) auxilia na normalização do ritmo intestinal no pós-operatório e no período pós-parto e pode ser usado para promover o esvaziamento intestinal no preparo para realização de anuscopia, retoscopia, partos e urografia excretora.
Como devo usar o Minilax?
Para obter o máximo de eficácia, utilize a medicação no horário e dose exata estipulados pelo seu médico.
Modo de usar: - Corte a ponta da cânula, conforme demonstrado na ilustração.
- Aplique por via retal. Insira suavemente a cânula e comprima a bisnaga, até que todo o conteúdo da mesma tenha sido expelido.
Quando necessário poderão ser aplicadas duas doses simultaneamente, especialmente em casos de fecaloma. A critério médico, as doses pediátricas podem ser individualizadas de acordo com a idade do paciente. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
Como o Minilax funciona?
Minilax (sorbitol + laurilsulfato de sódio) promove a fluidificação ou amolecimento do material fecal, o que causa distensão da parede intestinal, estímulo para a contração da musculatura e evacuação. O tempo para o início da ação varia de 5 a 40 minutos.
Quando não devo usar o Minilax?
Você não deve utilizar este medicamento se apresentar hipersensibilidade (alergia) conhecida ao sorbitol, ao laurilsulfato de sódio ou a qualquer um dos componentes da formulação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Este medicamento é contraindicado para menores de 2 dias de vida.
O que devo saber antes de usar o Minilax?
Este produto é, em geral, bem tolerado, todavia, você deve evitar o uso de Minilax (sorbitol + laurilsulfato de sódio) se estiver apresentando hemorragia e enterocolite hemorrágica. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Gravidez e lactação: Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando. Uso concomitante com outras substâncias: Minilax (sorbitol + laurilsulfato de sódio) não sofre interações com outros medicamentos.
Quais os males que o Minilax pode me causar?
Os eventos adversos de
Minilax (sorbitol + laurilsulfato de sódio) são apresentados em ordem de frequência decrescente a seguir:
- Incomuns, > 1/1.000 e < 1/100 (> 0,1% e < 1%): ardência retal
- Raros, > 1/10.000 e < 1.000 (> 0,01% e < 0,1%): reações alérgicas
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Minilax?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original Minilax (sorbitol + laurilsulfato de sódio) é um líquido levemente viscoso, incolor e isento de impurezas. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Minilax?
Caso haja esquecimento de uma aplicação, faça-a assim que possível, a menos que esteja próximo do horário da aplicação seguinte. Espere por esse horário respeitando sempre o intervalo determinado pelo médico. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Minilax?
Não são conhecidos sintomas de superdose com Minilax (sorbitol + laurilsulfato de sódio). No caso de superdose, interrompa o tratamento e procure orientação médica. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações de como proceder.
Apresentações
USO RETAL Solução retal
USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 DIAS DE VIDA
Embalagens com 7 bisnagas de 6,5 g.
Composição
Cada g de
Minilax (sorbitol + laurilsulfato de sódio) contém:
- sorbitol a 70% .........................................................................................................714,0 mg
- laurilsulfato de sódio .................................................................................................7,70 mg
- excipientes*............................................................................................................q.s.p.1,0 g
- Excipientes: metilparabeno, propilparabeno, glicerol, álcool etílico e água purificada.
Dizeres legais
M.S.: 1.9427.0058 Farm. Resp.: Dr. Geovani Pereira de Almeida - CRF-SP 46.862 Fabricado por: EUROFARMA LABORATÓRIOS S.A. Rod. Pres. Castello Branco, km 35,6 - Itapevi – SP Registrado por: MOMENTA FARMACÊUTICA LTDA Rua Enéas Luis Carlos Barbanti, 216 - São Paulo - SP CNPJ: 14.806.008/0001-54 Indústria Brasileira Central de Relacionamento 0800-703-1550 www.momentafarma.com.br - central@momentafarma.com.br
Leia Bula PDF