Bula Rohypnol
Princípio Ativo: Flunitrazepam
Para que o Rohypnol é indicado?
Como devo usar o Rohypnol?
- Idosos: a dose recomendada para pacientes idosos é de 0,5 mg. Em circunstâncias especiais, a dose pode ser aumentada até 1 mg.
- Paciente com funcionamento inadequado do fígado: pacientes com alteração da função do fígado devem receber dose reduzida.
- Pacientes com insuficiência respiratória: vide item "O que devo saber antes de usar este medicamento?".
- População pediátrica: Rohypnol é contraindicado para crianças (vide item "Quando não devo usar este medicamento?").
Como o Rohypnol funciona?
Quando não devo usar o Rohypnol?
- Se for alérgico a benzodiazepínicos ou a qualquer um dos componentes da fórmula;
- Se apresentar insuficiência respiratória grave (grave comprometimento da função dos pulmões);
- Síndrome de apneia do sono (quando o paciente para de respirar várias vezes durante o sono);
- Insuficiência hepática grave (grave comprometimento da função do fígado);
- Miastenia gravis (doença que causa fraqueza e perda de força muscular).
O que devo saber antes de usar o Rohypnol?
- O uso combinado com depressores do sistema nervoso central, como antipsicóticos (medicamentos para doenças psiquiátricas), hipnóticos (medicamentos para dormir), ansiolíticos sedativos (medicamentos para reduzir ansiedade e para dormir), antidepressivos, analgésicos narcóticos (medicamentos para dor que provocam sono), anticonvulsivantes (medicamentos para crise epiléptica), anestésicos e anti-histamínicos sedativos (antialérgicos que provocam sono), podem produzir aumento do efeito depressor central de Rohypnol.
- Efeitos aumentados sobre a sedação (sono), respiração e hemodinâmica (funcionamento do sistema circulatório) podem ocorrer quando Rohypnol é administrado juntamente com qualquer agente depressor de ação central, incluindo álcool. O álcool deve ser evitado em pacientes recebendo Rohypnol.
- No caso de analgésicos narcóticos, pode ocorrer aumento de euforia (bem-estar e alegria exagerados), com aumento da dependência física do medicamento.
- Opioides: o uso concomitante de medicamentos sedativos, como benzodiazepínicos ou medicamentos relacionados, como Rohypnol com opioides aumenta o risco de sedação, depressão respiratória, coma e morte, devido ao efeito aditivo de depressão do SNC. A dosagem e duração do uso concomitante devem ser limitadas.
- Compostos que inibem certas enzimas hepáticas podem aumentar a atividade dos benzodiazepínicos e agentes com ação similar.
- Antimicóticos azólicos: Fluconazol, Cetoconazol, Itraconazol (medicações antifúngicas);
- Cimetidina (medicamento para inibir a produção de ácido estomacal);
- Inibidores de HIV-Protease (medicamentos para o tratamento de infecção por HIV);
- Genfibrozila ou “estatinas” (medicamentos para o tratamento de altos níveis de gordura);
- Antibióticos macrolídeos: Eritromicina, Claritromicina, Telitromicina;
- Nefazodona (antidepressivo);
- Verapamil (medicamento para o tratamento de pressão alta ou arritmias cardíacas);
- Suco de toranja.
Quais os males que o Rohypnol pode me causar?
- Depressão: depressão preexistente pode piorar durante o uso de benzodiazepínicos.
- Reações psiquiátricas e paradoxais (ao contrário do que seria esperado): estado confusional e transtorno emocional são relatados mais comumente. Essas reações adversas ocorrem predominantemente no início da terapia e geralmente desaparecem com a administração contínua. Distúrbios da libido foram relatados ocasionalmente. Reações paradoxais, como inquietação, agitação, irritabilidade, agressividade, delírios, raiva, pesadelos, alucinações, psicose (alteração mental importante, com perda do contato com a realidade), comportamento inadequado e outros efeitos comportamentais adversos, são conhecidas por ocorrer com o uso de benzodiazepínicos ou similares. Elas podem ser bastante graves com o uso deste medicamento e é mais provável que aconteçam em idosos. Se ocorrerem, o uso do medicamento deve ser interrompido.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Rohypnol?
Como mecanismo de segurança, quando misturado à bebida alcoólica de coloração clara, Rohypnol faz com que o líquido mude de cor, sendo facilmente percebida a presença do medicamento em tal bebida. Além disso, devido à sua rigidez, mesmo no caso de bebidas escuras, o comprimido será facilmente evidenciado, pois não se dissolve rapidamente.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Rohypnol?
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Rohypnol?
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA - SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA. O ABUSO DESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA.Apresentações
Composição
Dizeres legais
Esta bula foi aprovada pela ANVISA em 22/05/2019.
Quanto custa o Rohypnol?
Tópicos da bula
- Para que o Rohypnol é indicado?
- Como devo usar o Rohypnol?
- Como o Rohypnol funciona?
- Quando não devo usar o Rohypnol?
- O que devo saber antes de usar o Rohypnol?
- Quais os males que o Rohypnol pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Rohypnol?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Rohypnol?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Rohypnol?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
- Quanto Custa?