Produtos com o mesmo princípio ativo
Tamanho do texto
Tamanho do texto

Bula Rubia

Princípio Ativo: Desogestrel

Tenha cuidado, leia a bula, a automedicação pode colocar a sua saúde em risco. Só use medicamentos com orientação médica e/ou farmacêutica.

Para que o Rubia é indicado?

Rubia é usado para evitar a gravidez.

Como o Rubia funciona?

Rubia contém uma pequena quantidade de um tipo de hormônio sexual feminino, o progestagênio desogestrel. Por esse motivo, Rubia é chamado de pílula com progestagênio isolado, ou minipílula. Diferentemente das pílulas combinadas, as minipílulas não contêm um hormônio estrogênio associado ao progestagênio. A maioria das minipílulas age principalmente impedindo a entrada das células do esperma no útero, mas nem sempre impedem a maturação do óvulo, que é a ação principal das pílulas combinadas. Rubia é diferente das outras minipílulas porque apresenta uma dose que, na maioria dos casos, é alta o suficiente para impedir a maturação dos óvulos. Consequentemente, Rubia proporciona eficácia contraceptiva elevada. Ao contrário das pílulas combinadas, Rubia pode ser utilizado por mulheres que não toleram os estrogênios ou que estejam amamentando. Uma desvantagem é que pode ocorrer sangramento vaginal com intervalos irregulares durante o uso de Rubia, assim como pode não ocorrer nenhum sangramento.

Quando não devo usar o Rubia?

Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres:
  • com alergia a qualquer ingrediente da fórmula de Rubia;
  • com trombose, que é a formação de um coágulo em um vaso sanguíneo (por exemplo, das pernas [trombose venosa profunda] ou dos pulmões [embolia pulmonar]);
  • que já tiveram icterícia (cor amarela da pele) ou doença grave no fígado e se a função do fígado ainda não tiver normalizado.
  • que têm ou suspeitam que têm um câncer sensível aos esteroides sexuais, tais como determinados tipos de câncer de mama;
  • com qualquer sangramento vaginal de origem desconhecida;
Se você apresentar qualquer uma dessas condições, informe ao seu médico antes de iniciar o uso de Rubia. Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas ou que suspeitam que possam estar grávidas.

O que devo saber antes de usar o Rubia?

Rubia, como todos os anticoncepcionais hormonais, não protege contra infecções por HIV (aids) ou qualquer outra doença sexualmente transmissível.Informe ao seu médico antes de iniciar o uso de Rubia se você já teve câncer de mama, tem câncer no fígado, já teve formação de coágulo em um vaso sanguíneo (trombose), tem diabetes, tem epilepsia, tem tuberculose, tem pressão sanguínea alta, tem ou teve cloasma. Durante o uso de Rubia, a concentração do estrogênio natural estradiol no seu sangue é comparável à observada na primeira metade do seu ciclo natural, mas é diminuída em comparação com a segunda metade do ciclo. Não se sabe se isso afeta ou não a estrutura de seus ossos. Examine regularmente suas mamas e consulte o seu médico assim que possível, se você sentir qualquer caroço (nódulo) nas suas mamas. A trombose é a formação de um coágulo que pode bloquear um vaso sanguíneo. Durante o tratamento com Rubia, pode ocorrer sangramento vaginal em intervalos irregulares. Consulte seu médico imediatamente se sentir dor intensa ou inchaço nas pernas, dores inexplicáveis no peito, dificuldade para respirar, tiver tosse anormal, especialmente se expelir sangue (possivelmente indicando uma trombose), tiver dor intensa e repentina de estômago ou ficar com aspecto de que tem icterícia, sentir nódulos nas suas mamas, tiver dor intensa ou repentina no abdome ou na área do estômago, precisar ser imobilizada, ou se for submetida a cirurgia (avise o seu médico com pelo menos quatro semanas de antecedência), tiver sangramento vaginal anormal, intenso, suspeitar que está grávida.

Quais os males que o Rubia pode me causar?

Assim como qualquer medicamento, Rubia pode causar reações adversas, embora nem todas as mulheres as apresentem. As reações adversas graves associadas com o uso das pílulas anticonceptivas são descritas nos itens 4. O que devo saber antes de usar este medicamento? – Câncer de mama e Trombose. As reações a seguir foram relatadas por pacientes que estavam tomando Rubia:
  • Reações comuns (ocorrem em mais do que 1% das pacientes que utilizam este medicamento): espinhas (acne), dor nas mamas, diminuição da libido, dor de cabeça, menstruação irregular ou ausência de menstruação, alterações de humor, náuseas e aumento de peso.
  • Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% das pacientes que utilizam este medicamento): dificuldade em usar lentes de contato, queda de cabelo, infecção vaginal, menstruação dolorosa, aparecimento de cistos no ovário, cansaço e vômito.
  • Reações raras (ocorrem em menos do que 0,1% das pacientes que utilizam este medicamento): vermelhidão na pele, urticária, eritema nodoso (nódulos vermelho-azulados dolorosos na pele).
Além desses efeitos colaterais, pode ocorrer secreção das mamas. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Rubia?

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Rubia é um comprimido revestido branco, circular, biconvexo e liso em ambas as faces. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Rubia?

Se o tempo de atraso da tomada do comprimido for de até 12 horas da hora em que toma normalmente, a confiabilidade de Rubia está mantida. Tome o comprimido esquecido logo que lembrar e continue tomando os próximos comprimidos no horário habitual. Se o tempo de atraso for maior que 12 horas, a confiabilidade de Rubia pode ter sido reduzida. Quanto mais comprimidos consecutivos forem esquecidos, maior o risco de redução da eficácia contraceptiva. Use um método anticonceptivo adicional (método de barreira) também nos próximos 7 dias de tratamento. Se esquecer 1 ou mais comprimidos na primeira semana de tratamento e tiver tido relações sexuais na semana anterior ao esquecimento dos comprimidos, a possibilidade de gravidez deve ser considerada. Nesse caso consulte o seu médico.

Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Rubia?

Não há relatos de efeitos perigosos graves se tomar muitos comprimidos de desogestrel de uma vez. Podem ocorrer sintomas como náusea e vômito e, ainda, um leve sangramento vaginal em mulheres ou jovens.

Apresentações

Comprimidos revestidos 75 mcg: embalagens com 28 e 84 comprimidos.

Composição

Cada comprimido revestido de Rubia contém: desogestrel 75 mcg. Excipientes: racealfatocoferol, povidona, lactose monoidratada, amido, dióxido de silício, talco, ácido esteárico, dióxido de titânio, hipromelose e macrogol.

Dizeres legais

MS - 1.0573.0721. Farmacêutica Responsável: Gabriela Mallmann - CRF-SP nº 30.138. Registrado por: Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A., Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 - 20º andar, São Paulo - SP, CNPJ 60.659.463/0029-92. Indústria Brasileira. Fabricado por: Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A., Anápolis - GO. VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.

Tópicos da bula

Escolha um tópico da bula abaixo para exibirmos a informação: