- Início
- Bulas de A a Z
- Letra F
- Florate
Bula Florate
Princípio Ativo: acetato de fluormetolona
Para que o Florate é indicado?
Como devo usar o Florate?
- Você deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos.
- Antes de utilizar o medicamento, confira o nome no rótulo, para não haver enganos. Não utilize o medicamento FLORATE® suspensão oftálmica caso haja sinais de violação e/ou danificações do frasco.
- O medicamento já vem pronto para uso. Não encoste a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outra superfície qualquer, para evitar a contaminação do frasco e do colírio.
- Você deve aplicar o número de gotas da dose recomendada pelo seu médico em um ou ambos os olhos. A dose usual é de 1 a 2 gotas aplicadas no(s) olho(s) afetado(s), 4 vezes ao dia. Durante as primeiras 24 a 48 horas a dose pode ser aumentada para 2 gotas a cada 2 horas. Se não ocorrer melhora após duas semanas, consultar o médico. Deve-se tomar cuidado para não interromper o tratamento prematuramente.
- Feche bem o frasco depois de usar.
- Antes de utilizar a medicação, certifique-se de que o lacre de segurança está intacto. Um espaço entre o frasco e a tampa é normal para o frasco não aberto.
- Retire o lacre de segurança
- Para abrir o frasco, desenrosque a tampa girando-a
- Incline sua cabeça para trás e puxe levemente sua pálpebra inferior para formar uma bolsa entre a sua pálpebra e o seu olho.
- Inverta o frasco e pressione levemente com o dedão ou com o dedo indicador até que uma única gota seja dispensada no olho, conforme prescrição médica. Não toque a ponta do frasco nos olhos ou pálpebras.
- Repita os passos 4 e 5 no outro olho, se o seu médico assim o instruiu.
- Recoloque a tampa, rosqueando até que esteja tocando firmemente o frasco.
- A ponta gotejadora foi desenhada para fornecer uma gota pré-medida, portanto não aumente o furo da ponta gotejadora.
Como o Florate funciona?
Quando não devo usar o Florate?
O que devo saber antes de usar o Florate?
- O uso prolongado de corticosteroide tópico oftálmico pode resultar em hipertensão (aumento da pressão) ocular e/ou glaucoma, com lesão no nervo óptico, redução na acuidade visual e defeitos no campo visual, e formação de catarata posterior subcapsular. Se você estiver sob tratamento prolongado com corticosteroide oftálmico, sua pressão intraocular deve ser verificada rotineiramente e com frequência. Isto é especialmente importante em pacientes pediátricos, uma vez que o risco de hipertensão ocular induzida por corticosteroide pode ser maior em crianças e pode ocorrer mais cedo do que em adultos. FLORATE® suspensão oftálmica não está aprovado para uso em pacientes pediátricos.
- O risco de pressão intraocular aumentada e/ou formação de cataratas induzidas por corticosteroide, é aumentada em pacientes predispostos (por exemplo, com diabetes).
- Os efeitos colaterais de corticosteroides (como o inchaço ao redor do tronco e na área do rosto com ganho de peso) podem ocorrer quando os corticosteroides, como Florate®, são absorvidos pelo sangue. Isso pode ocorrer após um tratamento contínuo intensivo ou prolongado com um corticosteroide oftálmico, como Florate®, em pacientes predispostos, incluindo pacientes tratados com medicamentos contendo ritonavir ou cobicistat. Converse com seu médico se você tiver inchaço ao redor do tronco e na área do rosto com ganho de peso.
- Os corticosteroides podem reduzir a resistência e ajudar no estabelecimento de bactérias, fungos ou infecções virais e mascarar os sinais clínicos da infecção.
- Deve-se suspeitar de infecção fúngica em pacientes com úlcera de córnea persistente que receberam ou estão recebendo estes medicamentos, e o tratamento com corticosteroides deve ser interrompido se ocorrer infecção fúngica.
- Corticosteroides oftálmicos tópicos podem retardar a cicatrização de feridas da córnea. Os AINEs tópicos também são conhecidos por retardar ou atrasar a cura. O uso concomitante de AINEs e esteroides tópicos pode aumentar o potencial de problemas de cicatrização (vide Interações medicamentosas).
- Nas doenças que causam o afinamento da córnea ou esclera, são conhecidos casos de perfuração com o uso de corticosteroides tópicos.
- O uso de lentes de contato não é recomendado durante o tratamento de uma inflamação ocular. FLORATE® suspensão oftálmica contém cloreto de benzalcônio que pode causar irritação e sabe-se que altera a coloração das lentes de contato gelatinosas. Evite o contato com lentes de contato gelatinosas. No caso de você estar autorizado a usar lentes de contato, você será instruído a retirar as lentes de contato antes da aplicação do FLORATE® suspensão oftálmica e esperar por pelo menos 15 minutos antes da reinserção.
- Fertilidade: Não existem dados sobre os efeitos de FLORATE® suspensão oftálmica sobre a fertilidade masculina ou feminina.
- Gravidez: Não existem, ou existem em quantidade limitada, dados sobre o uso de FLORATE® suspensão oftálmica em mulheres grávidas. Estudos em animais com corticosteroides demonstraram toxicidade reprodutiva. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
- Lactação: Desconhece-se se a fluormetolona/metabólitos são excretados no leite humano após administração tópica ocular. Os corticosteroides sistêmicos são excretados no leite humano. Um risco para a criança amamentada não pode ser excluído.
- O uso concomitante de esteroides tópicos e AINEs (anti-inflamatórios não esteroidais) tópicos podem aumentar o potencial de problemas de cicatrização da córnea.
- Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use este medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Quais os males que o Florate pode me causar?
- Distúrbios oculares: Aumento da pressão intraocular, dor nos olhos, irritação nos olhos, desconforto nos olhos, sensação de corpo estranho nos olhos, visão turva, hiperemia (vermelhidão) nos olhos, aumento do lacrimejamento.
- Distúrbios gastrointestinais: Disgeusia (diminuição do senso do paladar).
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Florate?
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Florate?
Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Florate?
Apresentações
VIA DE ADMINISTRAÇÃO TÓPICA OCULAR
USO ADULTO
Composição
Dizeres legais
MS 1.0068.1096
Farm. Resp.: Flavia Regina Pegorer – CRF-SP N° 18.150
Fabricado por: Novartis Biociências S.A., São Paulo, SP
Registrado por: Novartis Biociências S.A.
Av. Prof. Vicente Rao, 90
São Paulo - SP
CNPJ: 56.994.502/0001-30
Indústria Brasileira
Comercializado por: Mundipharma Brasil Prod. Médicos e Farmacêuticos Ltda
Rua Verbo Divino, 2001 - 16º andar - Sala A
Chácara Santo Antônio - São Paulo – SP
® = Marca registrada de Novartis AG, Basileia, Suíça.
Leia Bula PDF
Quanto custa o Florate?
Tópicos da bula
- Para que o Florate é indicado?
- Como devo usar o Florate?
- Como o Florate funciona?
- Quando não devo usar o Florate?
- O que devo saber antes de usar o Florate?
- Quais os males que o Florate pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Florate?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Florate?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Florate?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
Tópicos da bula
- Para que o Florate é indicado?
- Como devo usar o Florate?
- Como o Florate funciona?
- Quando não devo usar o Florate?
- O que devo saber antes de usar o Florate?
- Quais os males que o Florate pode me causar?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Florate?
- O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Florate?
- Superdose - o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada do Florate?
- Apresentações
- Composição
- Dizeres legais
- Quanto Custa?