- Início
- Bulas de A a Z
- Letra m
- mounjaro
Bula do Mounjaro
Princípio ativo: Tirzepatida
Para que serve o Mounjaro e para que é indicado?
MOUNJARO é indicado para melhorar o controle glicêmico de adultos com diabetes mellitus tipo 2 em conjunto com dieta e exercícios.
Como devo usar o Mounjaro?
Posologia: a dose inicial de MOUNJARO é 2,5 mg uma vez por semana. Após 4 semanas, a dose deve ser aumentada para 5 mg uma vez por semana.
- Se necessário, aumentos de dose podem ser feitos em acréscimos de 2,5 mg após o mínimo de 4 semanas na dose atual.
- A dose máxima de MOUNJARO é 15 mg uma vez por semana.
Populações especiais: não é necessário ajustar a dose com base na idade, gênero, raça, etnia, peso corporal ou insuficiência hepática ou renal (incluindo doença renal em estágio terminal).
A segurança e eficácia de MOUNJARO não foi estabelecida em pacientes menores de 18 anos de idade.
Modo de usar: MOUNJARO é administrado por via subcutânea no abdome, coxa ou braço. Alterne o local de injeção de cada dose.
- Administrar MOUNJARO em qualquer horário do dia, independente das refeições.
- Quando utilizar MOUNJARO com insulina, administrar como injeções separadas e nunca misturar. É possível administrar MOUNJARO e insulina na mesma região do corpo, mas as injeções não devem ser próximas uma da outra.
- Para maiores informações sobre como utilizar a caneta aplicadora de uso único, ler atentamente e seguir as recomendações descritas nas INSTRUÇÕES DE USO que acompanham este medicamento.
Alteração do cronograma de administração semanal: o dia da administração semanal pode ser alterado, se necessário, contanto que o intervalo entre as duas doses seja de pelo menos 3 dias (72 horas).
- Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Como o Mounjaro funciona?
MOUNJARO melhora o controle da glicemia (quantidade de açúcar no sangue), reduzindo a quantidade de glicose (açúcar) de jejum e pós-prandial (após a refeição) em pacientes com diabetes tipo 2 por meio:
- do aumento da liberação de insulina (hormônio responsável por diminuir a quantidade de açúcar no sangue);
- da melhora da sensibilidade à insulina, o que pode ser atribuída à redução do peso corporal;
- da redução da concentração de glucagon (hormônio responsável por aumentar a quantidade de açúcar no sangue) de jejum e da exposição ao glucagon após uma refeição mista;
- do atraso do esvaziamento gástrico, o que pode reduzir a velocidade da absorção da glicose após a refeição e pode ter uma efeito benéfico sobre a glicemia após a refeição.
Quando o Mounjaro não deve ser usado?
Não utilize MOUNJARO caso seja alérgico à tirzepatida ou a qualquer um dos componentes da fórmula (ver seção COMPOSIÇÃO).
- MOUNJARO não é indicado para pacientes com histórico pessoal ou familiar de carcinoma medular de tireoide (um tipo raro de tumor maligno na tireoide) ou em pacientes com neoplasia endócrina múltipla tipo 2 (NEM2), uma síndrome genética caracterizada pela presença de tumores envolvendo algumas glândulas endócrinas.
O que preciso saber antes de usar o Mounjaro?
Risco de tumores de células C da tireoide: não se sabe se MOUNJARO causa tumores de células C da tireoide em humanos.
Converse com o seu médico para obter mais informações sobre os sintomas de tumores da tireoide, como:
- massa no pescoço;
- disfagia (dificuldade para engolir);
- dispneia (falta de ar);
- rouquidão persistente.
Informe ao seu médico caso tenha nódulos na tireoide.
Pancreatite (inflamação do pâncreas) aguda: MOUNJARO não foi estudado em pacientes com histórico de inflamação no pâncreas e deve ser utilizado com cautela nesses pacientes.
- Converse com o seu médico para obter mais informações sobre os sintomas da pancreatite;
- Se você estiver com suspeita de pancreatite e em tratamento com MOUNJARO, informe ao seu médico e interrompa o tratamento;
- Se houver a confirmação de pancreatite, MOUNJARO não deverá ser reiniciado.
Hipoglicemia (nível de açúcar no sangue mais baixo que o normal): pacientes em tratamento com MOUNJARO combinado a um secretagogo (medicamento que faz liberar insulina), por exemplo, sulfonilureia, ou à insulina podem apresentar um risco aumentado de hipoglicemia.
- Informe ao seu médico se fizer uso de sulfonilureia ou insulina, pois o risco de hipoglicemia pode ser diminuído por meio da alteração da dose desses outros medicamentos.
Reações de hipersensibilidade: ao iniciar o tratamento com MOUNJARO você pode apresentar reações de hipersensibilidade, como por exemplo urticária (vergões avermelhados na pele) e eczema (inflamação na pele).
- Caso ocorra uma reação de hipersensibilidade, interrompa o uso de MOUNJARO e informe ao seu médico;
- Informe seu médico caso possua histórico de angioedema (inchaço repentino sob a pele) e anafilaxia (reação alérgica grave) com o uso de outros medicamentos para diabetes;
Efeitos gastrointestinais: ao iniciar o tratamento com MOUNJARO você pode apresentar náusea (enjoo), vômito e diarreia (ver seção 8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?).
- Esses eventos podem levar à desidratação (perda de líquidos), o que pode diminuir a função renal;
- É importante aumentar a ingestão de líquidos para evitar a desidratação. Converse com seu médico.
Doença gastrointestinal grave: MOUNJARO não foi estudado em pacientes com doença gastrointestinal grave (doença dos órgãos digestivos), incluindo gastroparesia (desordem que atrasa o esvaziamento do estômago) grave.
- Informe ao seu médico caso tenha doença gastrointestinal grave.
Retinopatia diabética (doença ocular diabética): MOUNJARO não foi estudado em pacientes com retinopatia diabética grave ou que estivessem em tratamento.
- Informe ao seu médico caso tenha retinopatia diabética (doença ocular diabética).
Doença aguda da vesícula biliar: doenças agudas da vesícula biliar, como colelitíase (presença de pedras no interior da vesícula biliar) e colecistite (inflamação da vesícula biliar), foram relatadas nos estudos clínicos com MOUNJARO.
- Informe ao seu médico caso tenha alguma doença da vesícula biliar.
Gravidez e amamentação: caso esteja grávida ou amamentando, informe ao seu médico.
- MOUNJARO somente deve ser utilizado em gestantes ou lactantes se o benefício potencial para a mãe justificar o risco para o bebê;
- Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Interações medicamentosas: MOUNJARO atrasa o esvaziamento do estômago e, por isso, tem o potencial de afetar a absorção de medicamentos orais administrados ao mesmo tempo.
- Não é esperado que o tratamento com MOUNJARO impacte significativamente medicamentos orais (isto 3 é, atorvastatina, digoxina, etinilestradiol, lisinopril, metformina, metoprolol, norelgestromina, paracetamol, sitagliptina e varfarina);
- Não é necessário ajustar a dose de medicamentos orais administrados ao mesmo tempo. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento;
- Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas: se fizer uso de MOUNJARO junto com uma sulfonilureia ou insulina, pode ocorrer hipoglicemia, o que pode reduzir a sua habilidade de concentração.
- Converse com seu médico para tomar precauções para evitar a hipoglicemia ao dirigir veículos e operar máquinas;
- Evite dirigir veículos ou operar máquinas se tiver qualquer sinal de hipoglicemia.
Quais os efeitos colaterais e as reações do Mounjaro?
Durante os estudos clínicos que foram conduzidos com MOUNJARO, as seguintes reações adversas foram identificadas:
- Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): náusea e diarreia. Hipoglicemia (nível de açúcar no sangue mais baixo que o normal) quando MOUNJARO é utilizado em combinação com insulina basal (com ou sem metformina) ou em combinação com sulfonilureia (com ou sem metformina e/ou inibidor de SGLT-2).
- Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor abdominal, vômito, dispepsia (indigestão), constipação (prisão de ventre), distensão abdominal, eructação (arroto), flatulência (gases), doença do refluxo gastroesofágico (retorno do alimento do estômago para o esôfago), fadiga, doença aguda da vesícula biliar, reação no local da injeção, reação de hipersensibilidade e redução do apetite. Quando MOUNJARO é utilizado em combinação com metformina e inibidor de SGLT2, hipoglicemia.
- Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): quando MOUNJARO é utilizado em combinação com metformina apenas, hipoglicemia. Distúrbio gastrointestinal: os eventos gastrointestinais foram na sua maioria de gravidade leve ou moderada. A incidência de náusea, vômito e diarreia foi maior durante o período de aumento de dose e diminuiu com o tempo (ver seção 4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?).
- Sinais vitais: o tratamento com MOUNJARO resultou em redução na pressão arterial e em aumento na frequência cardíaca.
- Enzimas pancreáticas: o tratamento com MOUNJARO resultou em aumento das enzimas pancreáticas. Dados pós-comercialização As seguintes reações adversas ao medicamento são baseadas em relatos pós-comercialização de MOUNJARO.
- Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): reação anafilática (reação alérgica grave generalizada) e angioedema (inchaço que acomete as camadas mais profundas da pele e geralmente região dos olhos e boca).
- Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.
Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Mounjaro?
- MOUNJARO deve ser armazenado sob refrigeração de 2°C a 8°C.
- Não congelar.
- Proteger da luz.
MOUNJARO pode ser armazenado fora de refrigeração a temperaturas abaixo de 30°C por até 21 dias.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
- Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
- Guarde-o em sua embalagem original.
MOUNJARO é uma solução injetável, transparente e incolor a levemente amarela. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizálo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças
O que fazer quando eu me esquecer de usar o Mounjaro?
Se uma dose for esquecida, ela deverá ser administrada assim que possível dentro de 4 dias (96 horas) após o esquecimento da dose.
- Caso mais de 4 dias tenham se passado, a dose esquecida não deverá ser administrada, e a próxima dose deverá ser administrada no dia do cronograma usual.
Em cada caso, os pacientes poderão retomar o seu cronograma usual de administração uma vez por semana. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião dentista.
Superdose: o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do Mounjaro do que a indicada?
Em caso de superdosagem, o tratamento de suporte adequado deverá ser iniciado conforme os sinais e sintomas clínicos do paciente.
Um período de observação e tratamento para esses sintomas poderá ser necessário, levando em conta a meia-vida de MOUNJARO (aproximadamente 5 dias).
- Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações
Apresentações do Mounjaro
MOUNJARO é apresentado na forma de solução injetável, contendo 2,5 mg, 5 mg, 7,5 mg, 10 mg, 12,5 mg ou 15 mg de tirzepatida em 0,5 mL.
- Cada embalagem contém 2 ou 4 canetas aplicadoras de 0,5 mL.
- Caneta de uso único.
- USO SUBCUTÂNEO
- USO ADULTO
Composição do Mounjaro
Cada 0,5 mL de solução contém 2,5 mg, 5 mg, 7,5 mg, 10 mg, 12 mg ou 15 mg de tirzepatida.
Excipientes:
- cloreto de sódio;
- fosfato de sódio dibásico heptaidratado;
- ácido clorídrico;
- hidróxido de sódio;
- água para injetáveis.
Dizeres Legais do Mounjaro
Registro MS – 1.1260.0202
Farm. Resp.: Felipe B. Z. da Silva – CRF-SP nº 76601
Fabricado por: Eli Lilly and Company – Indianápolis – EUA ou Vetter Pharma - Fertigung GmbH & Co. KG – Ravensburg – Alemanha
Embalado por: Eli Lilly and Company – Indianápolis – EUA ou Eli Lilly Italia S.p.A – Sesto Fiorentino – Itália
Importado por: Eli Lilly do Brasil Ltda. Av. Morumbi, 8264 – São Paulo, SP CNPJ 43.940.618/0001-44
Lilly SAC 0800 701 0444 sac_brasil@lilly.com www.lilly.com.br
Venda sob prescrição médica.
Esta bula foi aprovada pela ANVISA em 25/09/2023.
Leia Bula PDF
Tópicos da bula
- Para que serve o Mounjaro e para que é indicado?
- Como devo usar o Mounjaro?
- Como o Mounjaro funciona?
- Quando o Mounjaro não deve ser usado?
- O que preciso saber antes de usar o Mounjaro?
- Quais os efeitos colaterais e as reações do Mounjaro?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Mounjaro?
- O que fazer quando eu me esquecer de usar o Mounjaro?
- Superdose: o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do Mounjaro do que a indicada?
- Apresentações do Mounjaro
- Composição do Mounjaro
- Dizeres Legais do Mounjaro
Tópicos da bula
- Para que serve o Mounjaro e para que é indicado?
- Como devo usar o Mounjaro?
- Como o Mounjaro funciona?
- Quando o Mounjaro não deve ser usado?
- O que preciso saber antes de usar o Mounjaro?
- Quais os efeitos colaterais e as reações do Mounjaro?
- Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Mounjaro?
- O que fazer quando eu me esquecer de usar o Mounjaro?
- Superdose: o que fazer se alguém usar uma quantidade maior do Mounjaro do que a indicada?
- Apresentações do Mounjaro
- Composição do Mounjaro
- Dizeres Legais do Mounjaro
- Quanto Custa?